Dia 20) Você gosta de poesia? Qual seu poema ou poeta favorito?
Tive um período da minha vida mais poético, meio da adolescência para ser mais exata. Escrevia poesias compulsivamente e lia, lia e lia livros e mais livros de poesia. Das leituras que fazia me lembro bem de alguns nomes, Vinicius de Moraes, sempre Vinicius, com seus sonetos deliciosos e tão belos, Cecília Meireles, Mario Quintana. Era apaixonada por Quintana, na quinta série a professora de português leu para mim o 'Poeminha do Contra' e nunca mais me esqueci:
'E todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!'
O versinho mora comigo até hoje, mas ainda existe outro do Quintana que gosto mais, provavelmente pela profundidade do que me diz, sempre que leio lembro de como é preciso ser forte com nossas decisões, o poema chama-se 'Das Utopias':
'Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!'
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!'
Quintana é lindo! Mas não é o único que gosto, leio muito Martha Medeiros, adoro o jeito como ela mostra a mulher, adoro a escrita produtiva dela, que limpa o pensamento e esclarece. Adélia Prado me comove. Leio poesia para descansar e sempre funciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!