segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Segredo do Carnaval

'É segredo não conto a ninguém
Sou Tijuca, vou além!'

E o Carnaval continua com ritmo total. Ontem começaram os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e eu tenho que dizer, o que é aquilo?
Gente, é muita arte! Aposto como muita gente abomina tudo aquilo, também penso que existe ali muito dinheiro investido que poderia ser destinado a outros fins sociais, mas se a gente não puder investir na alegria, vai investir em mais o quê?
Fico encantada com os desfiles, com a arte que está por trás daquelas fantasias minuciosas, das milhares de pessoas dançando e cantando na mesma harmonia, acho esse Carnaval fantástico!
Ontem consegui assistir por completo apenas o desfile da Unidos da Tijuca, que foi sobre mistério, só na comissão de frente eles colocaram casais que imitavam mágicos e mulheres que mudavam de figurino cinco vezes! A cada nova troca era uma alegria ver como tudo aquilo funciona tão bem, fico imaginando quantos ensaios, quanto envolvimento teve de cada um, todas as costureiras, os passistas, os mestres de alas, tudo!
Acho que muitas pessoas que menosprezam não têm ideia do quão complicado deve ser organizar um espetáculo tão grandioso e famoso.
Valorizo sim, jamais consegui organizar um bloco com vinte pessoas, que dirá uma Escola!
Poderíamos nos preocupar menos com o valor investido e pensar no esforço de todos, pensar em como o mundo poderia ser melhor se cada um fizesse o seu melhor e procurasse se superar a cada novo dia, em busca de algo que move o mundo deles.
Eu queria de presente de Carnaval a motivação que faz com que pessoas com mais de setenta anos consigam desfilar por toda a Sapucaí.
Isso chama-se amor.
E como eu disse no post anterior, para mim, toda forma de amar vale a pena.
Parabéns às Escolas que fazem do Carnaval uma festa conhecida mundialmente, não só uma festa da carne, como tanta gente pensa, até porque hoje em dia quase não existe nudez explícita nos desfiles, mas que fazem essa festa tão boa de se ver.

(No ritmo do samba enredo da Unidos da Tijuca)

5 comentários:

  1. Menina, eu nunca tinha parado pra ver um desfile inteiro como parei ontem pra ver o da Unidos da Tijuca. Aquilo foi demais! E olha que eu nem sou muito fã de Carnaval. Vi até o fim.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Acho a maior besteira quem, por nao gostar de carnaval, achar que é tudo uma grande porcaria ou apenas mulher pelada. Eu detesto multidões e passei o carnaval trancadinha em casa, mas eu babo muito o daqui de Recife que é muito lindo e o do Rio também.
    As pessoas enchem a boca pra criticar um monte, mas esquecem de ver todo o lado bom da coisa. Eu particularmente não entendo muito de desfile, as vezes tenho a impressao que é a mesma escola para seempre, mas, nem por isso tiro o mérito de toda a comunidade que se esforça pra colocar uma festa bonita.

    ps. Ontem a primeira vez que eu vi um desfile inteiro foi o da Tijuca, muito liindo!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a cada ano as escolas se superam. Uma coisa linda de se ver.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, mas muita gente não reconhece, eu gosto de ver, e imagino o quanto deve ser difícil organizar tudo aquilo.

    ResponderExcluir
  5. Sou super contraditória quando o assunto é Carnaval. Não gosto de sair para curtir, não tenho samba no pé e talvez nem a energia pra isso. Mas realmente amo ver os desfiles, pura arte e beleza. Unidos da Tijuca me impressionou demais, foi lindo, foi mágico (:
    Adorei teu blog.
    Beeijoos.

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...