sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tempo de Delicadeza


'Par délicatesse J'ai perdu ma vie'

Pensando sobre delicadeza hoje, resolvi reler uma crônica do Affonso Romano.
Sinto saudades da época em que as pessoas se esbarravam e pediam desculpas, saudades de quando adolescentes se levantavam para idosos sentarem, de quando dar um lugar na fila acontecia de verdade.
Talvez seja a velocidade das coisas que tenha causado tudo isso, não há tempo a se perder, os mais velhos, bem, eles já tiveram a vez deles, não é mesmo?
Não, não é. Só que eu me descobri com pouca delicadeza também, ruim isso de apontar defeitos alheios e esbarrar nos próprios.
O fato é que eu ando me escondendo atrás de algumas palavras, em especial a 'senso crítico'. Ando dizendo verdades, isso é fato, mas verdades que poderiam ser ditas com mais delicadeza, não custa nada.
Ser sincero é uma coisa, ser crítico ao extremo é outra, tem mais a ver com crueldade, eu penso.
Mas apesar de pensar, acabo dizendo assim mesmo. Saudades da minha delicadeza.
Vai ver a gente vai se acostumando a tomar marteladas que acaba respondendo do mesmo modo, coisa banal.
Eu queria um manifesto a favor da delicadeza, um manifesto pelos sorrisos abertos e pelas palavras doces. Conheci um amigo faz pouco tempo e já gosto dele porque ele é doce. Sabe usar as palavras.
Ser doce é tão bom, é ser criticado também, afinal de contas, a gente vive em um mundo tão mais bruto e tem gente ainda que fica pedindo perdão e agradecendo por tudo, fala sério, não há tempo para isso!
A delicadeza está fora de moda, fazer o quê... Se antes haviam muitas palavras e vários modos de se falar, hoje nos contentamos com 140 caracteres e dane-se o que o outro achar, isso é o que eu penso e pronto.
Ai. Tudo errado!
Não dá para se ter a classe do século XIX, mas será que dá para tentar não ser tão rude?
Eu quero. Quero tentar ser leve, tentar ser forte mas não ser cruel.
Dá certo, conheço uma amiga que é tão forte, a gente olha para ela e enxerga pedras no olhar. Nunca a vi perder a classe, nunca a vi levantar a voz e fazer ofensas e olha que já pediram para ouvir.
Ser delicado, ainda que o mundo pregue o contrário.
Ser delicado, ainda que essa delicadeza signifique engolir alguns sapos em silêncio, sofrer uns arranhões sem revidar. Troquemos as palavras duras por palavras de faces redondas, que o tiro seja de afeto e que as balas perdidas não nos atinjam em cheio.
Que a delicadeza nos invada como um raio de Sol insistente ultrapassando a janela e a cortina cerrada da nossa alma moderna.

(Frase de Rimbaud: Por delicadeza eu perdi minha vida / Título da crônica de Affonso Romano Sant'anna)

7 comentários:

  1. Hmmm...vc é delicada como uma porta...rs...brincadeira...vc sabe quando se deve ter delicadeza...e seu rostinho angelical qinda te ajuda...bj...amore

    ResponderExcluir
  2. Você é doce demais, oras!

    Bom, mas tbm sou a favor do manifesto pela delicadeza!

    ResponderExcluir
  3. Vai ver a gente vai se acostumando a tomar marteladas que acaba respondendo do mesmo modo, coisa banal.

    juro como eu amei o seu texto e fiquei paralisada do começo ao fim, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Olá, bem deve fazer um bom tempo que eu não passo por aqui, isso é uma falta de delicadeza, afinal, tantas coisas lindas são escritas e algumas (que privilégio) são escritas para mim...a verdade é que o tempo louco aproxima as pessoas da loucura e as afasta da delicadeza, das milhares de delicadezas que a vida nos mostra a cada segundo...bobos os que não veêm, boba eu né, que ando sendo guiada pela loucura do tempo. Na verdade, era para eu comentar outro post, tão lindo e especial, mas este me tocou num momento muito delicado, e não tive como não comentar...preciso olhar para dentro de mim de novo e deixar que a "delicadeza me invada como um raio de sol". Não falo só da delicadeza das palavras, de dizer obrigada ou por favor...to falando da delicadeza da alma...de tudo isso que sabemos que procuramos não é minha amiga querida?! a leveza! você é especial e escreve brilhantemente, com pura delicadeza! saudades. carol

    ResponderExcluir
  5. acabei de escrever sobre algo parecido, essa do ser humano ter se tornado mais 'cascudo'.
    acho que aos poucos, com pequenos gestos, as coisas conseguem mudar.
    :*

    ResponderExcluir
  6. sabe, tay, eu acho que o mundo tá andando tão rápido, q eu quase nem estou conseguindo acompanhá-lo. e a gente vai deixando tudo pra trás...

    ResponderExcluir
  7. Ah gente, obrigada!
    Vamos todos, em busca de um mundo mais delicado...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...