terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Menina que Roubava Livros e que plantava palavras

Acabei 'A Menina que Roubava Livros' e achei a história realmente tudo que todos os jornais e amigos me diziam.
Se fosse resumi-la diria que é uma história sobre um beijo que foi dado, ainda que tarde demais, e sobre palavras que sempre têm o potencial de mudar vidas, para o bem ou para o mal.
Fiquei então pensando nisso, nas palavras, em como um sim pode mudar uma vida, como um livro pode transformar tudo, pode salvar alguém.
Lisel foi salva por seu livro, acho que mais até do que isso, Liesel foi salva porque a morte para ela era só uma personagem coadjuvante, ela tinha convivido tanto com ela que não aceitaria que ela tomasse frente da sua história, da sua narrativa.
O livro me fez chorar muito, principalmente porque ontem foi um dia difícil, ver as palavras da narradora morte 'os seres humanos me assombram' me fizeram sentir isso.
Os seres humanos realmente me assombram, eu tenho medo deles, medo dessa compulsividade, disso de querer sempre mais e mais e mais.
Só que eu sou parte disso, eu sou uma humana, eu sou um amontoado de palavras que podem ser ditas e que quando são, alteram vidas.
Positiva ou negativamente, eu faço a diferença.
Liesel me ensinou muita coisa, me ensinou que mesmo que você não seja sempre uma menina boa, mesmo que cometa seus crimes e que às vezes deseje ardentemente pagar por eles, você sempre tem escolha, você sempre pode ser uma 'sacodidora de palavras', sempre pode fazer o possível para dizer coisas boas, ainda que saia um 'porco imundo' no meio delas.
Nós somos aquilo que fazemos os outros acreditarem, somos as palavras que falamos, os beijos que negamos e as noites que passamos contando, nem que seja mentalmente, a nossa história.
Eu sou tudo aquilo que eu calei e principalmente tudo aquilo que eu disse, e eu quero ser em 2010 um monte de palavras boas, de beijos dados, antes que venham nuvens com caixas toráxicas e levem tudo isso embora.


PS: Ok Lipe, você tinha razão, eu ia mesmo adorar o livro, tanto que o tornaria um livro de cabeceira, tanto que diria para todos que a história de uma garota magrela, de um menino de cabelos cor de limão e de um judeu com cabelos feito galhos foi a melhor história que eu li esse ano, talvez por todos os anos anteriores também. Obrigada!

5 comentários:

  1. Sim, esse livro é maravilhoso. Terminei há poucos dias e também fiquei encantada. É um livro pra rir, chorar e, acima de tudo, refletir. Concordo. É hora de começarmos a ser palavras que mudem para melhor e beijos dados em tempo. :)'

    ResponderExcluir
  2. Várias pessoas já me indicaram esse livro. Agora me deu mais vontade ainda de lê-lo

    ResponderExcluir
  3. Fiz um post no meu blog sobre o livro também há algum tempo =)
    Pra mim uma agradável surpresa ler =)
    Beijos atrevidamente doce

    ResponderExcluir
  4. Já me disseram tanto para ler esse livro, mas eu não sabia realmente do que se tratava. Pela sua descrição e pelo que você disse sentir, certamente vou ler antes do fim das férias. Obrigada pela indicação, beijos.

    ResponderExcluir
  5. E no final, que é que estava certo? Haha, eu aqui ó!
    Realmente, esse livro vale a pena. Por mais que digam que é modinha, ou que leram por ler, esse livro realmente acrescenta coisas boas.
    Aprendi muito com ele, e minha capacidade de escrita melhorou também.
    Obrigado por seguir meus conselhos, e por discordar deles de vez enquado também.

    Beijo, Tay..

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...