quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Submisso à Razão


O tempo foi sempre considerado Senhor da razão, as pessoas entregaram esse título a ele por estarem sempre esperando uma resposta lógica vinda da passagem linear dos dias, das horas, dos momentos.
Mas será que é o tempo o Senhor Absoluto da razão? Será que a razão se permite ter um senhor?
É inevitável a passagem do tempo, isso é um fato, mas nem sempre essa passagem trará respostas!
As pessoas se acostumaram a dizer que o tempo cura amores, dissabores, que o tempo alivia e perpetua certas coisas, mas é um ponto de vista um tanto quanto equivocado.
Não é o tempo que traz as respostas, o máximo que o tempo faz é abrir os olhos, e de olhos abertos é possível enxergar as respostas dentro de cada um.
Sim, o tempo não é o senhor da razão, o senhor da razão é quem controla o tempo, que eterniza momentos que causaram uma dor ou momentos de alegria.
Humanos são racionais, eles são movidos pela razão, não pelo tempo.
Animais vivem por extintos, eles entendem qual estação é melhor para caça ou para reprodução, eles não sentem, então o tempo para eles é somente isso, um regulador.
Para a raça humana entretando, o tempo tem um valor totalmente mais significativo, mesmo sendo também o regulador. Ele é o regulador dos compromissos, mas não dos sentimentos.
Não é o tempo quem determina quando uma pessoa será esquecida ou não, não é ele quem dita se aquela situação será eternizada em nossa mente, cada um é responsável pelo que guarda dentro de si, seja na mente, seja no coração.
Quando alguém diz que o tempo curará aquela dor não está ciente de que a dor só passará quando finalmente se começar a tratá-la, ainda que a dor seja emocional.
Não é a passagem do tempo que cura um amor, é a capacidade eterna que temos de nos renovarmos, de amar novamente, de olhar para frente.
O tempo é só um fator, ele passa, queiramos ou não.
Passa simplesmente, não resolve problemas, não cura feridas, não é o tempo que traz a cicatriz, mas a reação do organismo, interna.
A solução dos problemas não está em nada que não esteja dentro de você.
O tempo é mero coadjuvante disso que mora dentro de cada um, a razão.


(Texto escrito para Blorkutando - Tema: O Remédio é o Tempo)

2 comentários:

  1. ai que bonito, tay, me fez pensar de um ponto de vista diferente agora.

    :*

    ResponderExcluir
  2. "O tempo é só um fator, ele passa, queiramos ou não."
    è o tempo é um fator e ele não nos fornece respostas apenas nos deixa amadurecer quando passa e nos ajuda a enxergar de outras formas. Lindo texto e ponto de vista maravilhoso. Beijos

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...