quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dos que me assistem - Enrolados


'Nunca pensei que eu pudesse te ouvir dizendo um adeus pro teu sonho que estava por vir'

Sou fã de animações. Então 'Enrolados', a animação de número 50 dos estúdios Disney, assistida essa semana criou em mim uma certa expectativa. Explico, conheço desde sempre a história da Rapunzel, já assisti aquele filminho da Barbie, já li muitas historinhas quando criança e realmente nunca consegui compreender a lenda. Quando o filme começou e fui  apresentada a pequena princesa loirinha de olhos grandes e verdes me apaixonei, mostrar criança acaba comigo.
O filme começa e confirma todas as expectativas, fico feliz em saber que a Disney tem consciência de que as crianças de hoje (e aqueles que não são tão crianças assim) desenvolveram seus gostos e não se contentam mais com princesas inocentes e mocinhos perfeitos. O amor impossível saiu de moda, até nos contos de fadas.
Enrolados me fez pensar sobre os sonhos, aliás acredito ser esse o chavão do filme, a moral. Todo mundo tem um sonho, do mais bruto ao mais culto, da menina trancada na torre que sonha em ver de perto as lanternas flutuantes ao ladrãozinho de meia tigela encrenqueiro que cresceu em um orfanato. Mas não é só ter um sonho. É saber a hora de abrir mão dele.
O casal me encantou por sua história de amor (eu sou apaixonada por histórias de amor), não porque ela vence a mamãe Gothel, ele acaba se tornando aliado do cavalo que o perseguia, a história me cativou porque ao estarem juntos eles descobrem que os sonhos mudaram.
Pouca gente tem essa consciência de coletividade de que quando encontramos um amor um sonho individual perde um pouco a graça, é muito mais gostoso sonhar junto.
Quando o filme termina a gente fica com a sensação gostosa de que amores reais são maravilhosos por isso, justamente por isso, porque eles não são sonhos de consumo, mas ele transformam os nossos sonhos. Ter um amor é isso, transformar o seu sonho.

Ficha técnica e dados essenciais:
Nome: Enrolados (Tangled) - 2010
Estrelando: Mandy Moore (fazendo Rapunzel na versão original e soltando o gogó) e Luciano Hulk (o Flynn Rider ou melhor, José Barbosa, na versão dublada).
Gênero: Animação
Classificação: 4 estrelas (ainda que tenha canções bonitas, elas me cansam)
Assista com: irmãos mais novos, namorado, pais, amigos. Assista com quem estiver disposto a se divertir!
Preste atenção em: Alguns personagens são muito engraçados, as variações de humor de mamãe Goethel são uma história à parte. Animaizinhos fofos também fazem o riso rolar, Pascal o camaleão bom de briga que eu queria ter e Maximus, o cavalo com vocação canina.

Bom filme!




5 comentários:

  1. Sem dúvida, uma das melhores animações que assisti nos últimos tempos. Linda história, tudo lindo.

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui muito chegada a estas historias :/ mas a quem goste hihi.

    ResponderExcluir
  3. Enrolados é definitivamente uma das minhas animações preferidas da Disney, mesmo não gostando da voz de Luciano Hulk como o Flynn, kkk. Estranhei mesmo. Também super recomendo o filme para todas as pessoas. Um beijo ;)

    ResponderExcluir
  4. E eu então o que falo? Me vejo tão bem aqui em suas palavras, me identifico com tudo o que você escreve, porque vejo paixão em tudo isso, vejo amor mesmo se tratando de uma descrição encantadora de um filme igualmente encantador. Eu também gosto dessas animações, e essa, como você disse, descreve o amor do jeito real, se é que isso é possível, digamos que um jeito menos conto de fadas e mais humano, mesmo desconfiando que o amor se trata de uma herança não-humana deixada para nós. Bem, você entendeu, sei que sim.

    Ah Tay, você não sabe o quanto eu gosto de vir aqui e me encontrar em seus textos. É uma sensação maravilhosa, de verdade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...