sábado, 10 de abril de 2010

Ao Bruxo do Cosme Velho


'Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética do que foram aqueles olhos de Capitu.'

'Querido e muito estimado Machado de Assis,
Provavelmente o senhor jamais lerá esse email, lógico, talvez não lesse nem se eu lhe escrevesse uma carta, se tivesse nascido há tempo de fazer isso, faço uma imagem meio taciturna e emburrada do senhor, perdão, é o que nos passam quase todos os livros de literatura que estudamos na Escola até hoje.
Ainda assim sou sua fã! Sinceramente já li quase todas as suas obras e fiquei muitos anos suspirando pela morte da Helena, sabia que hoje em dia existe um autor de novela muito famoso que se inspira naquela personagem para fazer suas mocinhas?! Acho que o senhor não ficaria assim tão satisfeito com o que as 'Helenas' de hoje são, mas de certa forma, é uma homenagem...
Pensei muitos anos achando que minha filha se chamaria Helena, até que por obra do destino fui ler Dom Casmurro.
Ah Sr. Machado, com o perdão da intimidade, o senhor não faz ideia do que nos causa até hoje esse livro!
Lógico que a história você conhece de trás para frente, afinal, saiu das suas mãos... Mas será que o senhor consegue enxergar as lágrimas que a Capitu chora em silêncio quando o Bentinho começa a desconfiar dela?
Será que o senhor sabe que ela morre aos poucos ao ver que aquele garoto com quem sonhou a infância toda, o garoto com quem ela aprontava, virou um homem emburrado e com mania de perseguição?
Poxa Sr. Machado, a Capitu não merece tanto sofrimento!
Certamente que o senhor já leu Otelo e a coitada da Capitu consegue sofrer ainda mais que a Desdêmona, aliás, seria ela uma espécie de Desdêmona e por isso o senhor colocou uma citação da peça na obra?
Aposto como faz tempo que o senhor não a lê, gostaria mesmo de pedir que o fizesse.
De coração sabe, de uma leitora muita apaixonada, é castigo demais as pessoas não entenderem o mistério que cerca a personagem mais encantadora das tuas obras!
E ficam vários teóricos fazendo análises sobre isso, sabia? Uns dizem que ela traiu, outros que não. Alguns até apontam a vida pessoal do senhor para explicar tal obra, dizem que o senhor mesmo teve casos extra-conjugais!
Não me atrevo a dizer nada, espero uma releitura sua e uma explicação se possível, não sobre ela ter traído ou não, mas uma explicação pra tanta magia, tanta desenvoltura, tanta sensualidade em uma mulher que faz parte do imaginário de todos nós leitores.
Queria mesmo saber fazer personagens como o senhor!
Sei que muitos dariam uma vida para ser Bentinho, ainda que ele tenha uma personalidade tão ínfima perto da dela. Mas como eu gostaria de ser alvo uma vez daqueles olhos, como gostaria de apreciar os movimentos faceiros e de vê-la rabiscar nomes com um prego no muro velho.
Ah meu querido Machado, jamais fui tão feliz quanto fui lendo, relendo e me vendo dentro daquele olhar.
Toda mulher tem um pouco de Capitu, quase todo homem também.
Releia e eu afirmo, o senhor vai se ver naquela menina mulher destemida, atrevida e apaixonada, vai ver que o amor é mais sem razão do que até mesmo já foi dito.
Deixe-se arrastar pelo olhar de mar em ressaca, deixe-se embeber por tão preciosa pessoa, envolva-se do mistério que corta a alma de uma mulher e saiba, estará lendo o melhor livro já escrito.
Com grande carinho,
Taynná Monteiro Gripp.

P.S.: Aconselho seriamente não procurar indícios de traição, procurar apenas sentir Capitu entrar em todas as células do seu corpo, somente assim será capaz de ver com tanta intensidade quem ela realmente foi.'

(Tema proposto por Blogueando)
(Falar de um livro apenas para mim foi muito complicado, escrevi pelo menos três versões desse email com livros e destinatários diferentes. Entretanto foi preciso falar da Capitu, a Capitu que eu amo tanto e que gostaria que as pessoas enxergassem de um modo menos cruel. Para quem não sabe, 'bruxo do Cosme Velho' era um apelido que Machado de Assis tinha)

6 comentários:

  1. meeeeu acho que vou dar uma chance pra Dom Casmurro, há tanto tempo ali na prateleira rsrs
    Apesar de ser meio difícil de entender a linguagem, gostei de Memórias Póstumas de Brás Cubas - com certeza, lerei novamente um dia.
    Eu sempre achei ele muito pessimista (Machado de Assis digo), mas é inegável que ele é um gênio.

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhosamente bem feito, Machado de Assis é um gênio de verdade e Dom casmurro é um livro ótimo.
    Sim, o livro "A jangada" existe!
    Beijão Tay.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Capitu (L).
    Já li muitos livros, mas poucas personagens me seduziram tanto! Quando passou o seriado na TV, delirei naqueles olhos de ressaca, e confesso que fiquei com o livro em mãos enquanto assistia. É belo.

    Charlie B.

    ResponderExcluir
  4. Mandei meu texto para esta edição do Blogueando também (pela primeira vez haha), lendo os posts dos outros concorrentes achei teu blog e adorei, de verdade.
    Parabéns, tu escreves muito bem e com certeza tens um grande futuro em algo relacionado a isso, quem sabe o jornalismo... :)
    Beijão !

    ResponderExcluir
  5. *---*
    sou doidinha por esse livro :p
    beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Taynná o que seria do Sr Machado de Assis, o que seria de nós sem você...ler o autor e nao ter as tuas sensações sobre as obras dele não seria a mesma coisa! Fiquei com vontade de ler e ler...porque você é assim, uma fonte de vontade, você é doce e inteligente como uma coruja ^^ Você quem um dia vou abraçar demoradamente...
    Adorei o post... ^^
    um xeiro
    Eu te amo visse!

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...