quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Das leituras que faço - Dia 13



Dia 12) Se pudesse trocar de lugar com um personagem, qual seria?

Os primeiros pensamentos me mostraram Hermione... Depois voaram para Doroth do Mágico de Oz ou a Rosa do Pequeno Príncipe... E me veio um fragmento do livro Dom Casmurro:
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira (...) do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada."
Capitu.
A personagem mais marcante de Machado de Assis, a que faz a dúvida de uma traição reinar até os dias de hoje sem resposta exata.
Li Dom Casmurro pela primeira vez com 13 anos e foi em vão, achei o livro enfadonho, não consegui compreender a história direito, mas desde aquela primeira leitura amei Capitu. Eu suspirava com as descrições dela, com o jeito que ela dominava Bentinho com o olhar. Capitolina foi certamente um dos exemplos femininos mais fortes que moldaram minha personalidade.
Na faculdade fiz um estudo sobre ela, comparando-na com Desdemona do Shakespeare. Quanto mais estudava sua história, mais me encantava pelas metáforas da obra. Quando a série global começou fiquei com medo de me frustrar e na verdade me encantei com as interpretações.
Por que ser Capitu? Eu queria viver a história de amor dela, bem além disso, eu queria viver a história de desamor dela, queria ver Bentinho morrer de ciúmes e covarde que só ele, não ter a coragem de me olhar nos olhos. Queria ser Capitu pela natureza misteriosa que eu nunca soube ter, e principalmente para tentar provar o meu ponto de vista em relação à história, o de que a traição nunca existiu.
Ela teve um fim triste e solitário, queria poder mudar isso (embora a obra se alteraria totalmente se houvesse outro final) ou apenas para deixar o olhar pousar no mar e ser parte daquilo, da ressaca de um oceano de vida silenciada.

'Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética par dizer o que foram aqueles olhos de Capitu'

3 comentários:

  1. Confesso que pensei em Capitu também. Mas acho que não teria paciência para o Bentinho: mandaria ele pastar em pouco tempo de casamento.
    E iria para a Europa, mas não teria tido um fim triste e solitário. Iria procurar um suíço charmosão para me aquecer naquele inverno. E que tudo mais fosse pro inferno!
    Ou seja, se eu trocasse de lugar com Capitu, a história estaria arruinada.

    ResponderExcluir
  2. Capitu faz parte da minha história, da minha vida

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...