quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Das leituras que faço - Dia 19



19) Qual livro você leu, gostou e recomenda para todo mundo?

Eu sempre recomendo os livros que gosto e acabo dando a sorte de geralmente gostar do que estou lendo... Mas existe aquele livro que é chavão, que você fala dele para os pais, os amigos, os conhecidos, os contatos do facebook, todo o Planeta precisa conhecer.
Meu livro recomendadíssimo é 'O Pequeno Príncipe'. Já falei dele aqui mas acho que não expressei bem a paixão que eu tenho pela história. Quando eu era criança tinha uma prima mais velha que carregava o Pequeno feito fosse uma boneca e contava as aventuras dele de cor. Cresci, aprendi a ler e foi o segundo livro que ganhei na minha vida, perdeu apenas para 'Meu Pé de Laranja Lima'. Foi o livro da minha infância, porque eu compreendia muito bem tudo que estava escrito ali, ou pensava compreender. Durante a adolescência tive uma fase Paulo Coelho então ele acabou ficando esquecido até que em uma aula na faculdade a professora me perguntou qual era meu livro favorito e me lembrei do meu menino. Reli prestando atenção à cada metáfora, me deliciando com a história de amizade mais forte que já ouvi falar. Chorei porque me deixei cativar e procurei no céu uma estrela para ser o asteroide que ele moraria para sempre em mim. O livro me fez ser menina novamente.
Gosto e gosto mesmo, tanto que as duas melhores amigas ganharam exemplares dele de presente, e se meus recursos monetários fossem suficientes, cada bom amigo meu teria um.
Se você nunca leu 'O Pequeno Príncipe' por achar que fosse coisa de criança, não tente novamente, você não conseguirá mesmo, algumas pessoas acham que já nasceram grande, são como o acendedor de lampiões, julgam não terem tempo para essas coisas.
Mas se eu pudesse instituir uma lei só no mundo seria para que cada um ao menos uma vez na vida lesse a história do garoto que viajava pegando carona em meteoritos e um dia veio parar na Terra. Quem sabe assim os homens não aprenderiam mais sobre cautela e reciprocidade? Os homens não têm tempo para mais nada, compram tudo pronto, mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Ainda bem que eu tenho, ainda bem que o Pequeno me ensinou o significado de cativar.
Recomendadíssimo!

7 comentários:

  1. Taynná, só consegui ler O Pequeno Príncipe este ano, e adorei. É uma história que deveria ser lida por todos, pois, em suas poucas páginas, nos ensinam mais sobre a vida que muita enciclopédia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Taynná!

    Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo elogio ao blog. O seu blog é que é uma graça!!

    Sabe que eu nunca li O Pequeno Príncipe? Acho uma graça, morro de vontade mas sempre passo outros livros na frente.

    Esse meme tem servido muito de incentivo a conhecer coisas novas e rever as coisas que já gostávamos.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Taynná, tudo bom?

    Há livros considerados como "infanto-juvenis" por alguns críticos. Por exemplo, "As viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, "Alice no país das Maravilhas", de Lewis Carrol, os livros de Júlio Verne e este "Pequeno Príncipe".

    O que eu considero mesmo é a boa leitura, independente do estilo literário. E a boa leitura, pra mim, é aquela que me faz "devorar" o livro, a obra que arranca aquele "pôxa, tá acabando" nas últimas páginas... recentemente reli "Memórias de um Fusca", do Orígenes Lessa. Classificado como "literatura infanto juvenil", mas é um livro e uma história tão divertida!

    E eu já li "O Pequeno Príncipe" na infância. Não tem como não cativar rsrs É uma ótima leitura, sem dúvida!

    Abraço! :)

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca li este livro?Mas um dia espero lê-lo. Agora tem uma espécie de continuação dele,não é?
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro de ter visto o filme há um tempão atrás e não ter entendido muito bem, devido a minha idade.
    Só fui ler o livro alguns meses arás e aí pude entender o porque dele ser tão merecidamente famoso.
    Trata-se de uma história atemporal, da diferença entre a visão de mundo de adultos e crianças e de nunca deixar sua criança interior ser esquecida.
    Sem dúvida, é um livro obrigatório para qualquer idade.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Ah, este é um livro que também recomendo fortemente!!

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...